Projecto CM5 + CM4-Nano com FydeOS

FydeOS para CM5 com uma Placa Nano é incrível, permite-me alcançar o objetivo de um dispositivo próximo ao formato do Chromecast. Como mencionei, os Chromecasts atualmente executam o Google TV OS, o que não é ideal para jogos na nuvem de tiros, onde um rato e teclado são preferíveis… Portanto, o FydeOS é perfeito para diversão com rato e teclado.


Eis que… o CM5 tem um pequeno botão maskrom, mas…

O CM4-Nano tem um interruptor de boot que anula o botão do CM5


🖱️WaveShare mostra esta precaução 👇🏼

Pelo que descobri… não consegui fazer o maskrom ser reconhecido com o interruptor desligado / então tem que estar LIGADO mas se o ligares ao computador enquanto este está LIGADO (no meu caso, ele desliga o meu portátil instantaneamente), a solução foi conectá-lo antes de ligar o portátil.

Para permitir que a placa arranque no seu sistema operativo flashado, no entanto… O interruptor do CM4 tem que estar DESLIGADO!

  • No Windows, iniciado o rkdevtools:
    • Conectar o cabo tipo-C fez o meu portátil desligar instantaneamente - fiz isso duas vezes.

  • Então… Em vez de remover o tipo-C desta vez, mantive-o conectado / reiniciei o portátil e fui ao rkdev e ele já foi detetado no maskrom sem precisar pressionar o pequeno botão maskrom.


Imagens de flash .img.xz têm que ser descomprimidas para .img usando WinRAR e NÃO a opção do Windows de ‘Extrair Tudo’.


‘Universal’ SPL loader File para Rockchips RK3588/S

Sistemas de imagem que funcionaram:

:point_right:t2: Todas as Imagens RK3588S funcionam no Radxa CM5 via MicroSD no CM4-Nano mas não a partir do EMMC :partying_face:


  • Não temos um módulo wifi soldado, mas dongles Wifi 5 BT compatíveis com Linux funcionam.
  • Dongles USB multiportas são a solução para rato, teclado e wifi.
  • O Type-C só funciona para carregamento, não para adicionar extras.

Encontrei um projeto de case interessante aqui que pode parecer interessante para este projeto:
https://akkiesoft.hatenablog.jp/entry/20220821/1661090897


Múltiplos USBs via porta USB funcionam como Plug and Play de Diversão!

Com um Multi USB Port podes fazer tudo acontecer!

Wifi N (detetou Wifis mas não conseguiu conectar)
Wifi AC (funcionou apenas no Wifi mas sem BT)
Wifi 5 que é AC funcionou tanto com Wifi quanto com BT.
Comfast Wifi 6 não funcionou.
(Encontrar o seu ID de módulo pode ser a solução geral)

🖱️Configurar Módulos Específicos:🖱️

Exemplo: Mudar 88552be para o chip correspondente.

sudo modprobe -r 88552be
sudo modprobe -i 88552be

Descobertas sobre a temperatura:

Sem Dissipador: - As temperaturas passam facilmente dos 70°C (Necessitas de um 100%)

Com Dissipador Metálico: - Elas ficam em torno de 64°C, saltando para 70°C em tarefas e facilmente para 84°C em trabalho pesado. Atualização: Apliquei as almofadas corretamente agora e mesmo em trabalho pesado ele mal toca 70°C..

Dissipador com Ventoinha: - Ainda não consegui um, nem sei como pode ser facilmente conectado.


Problemas:

Encontrar um case metálico adequado será uma missão impossível, se não caro.
Só consegui fazer o FydeOS iniciar a partir da Imagem NVME Orange Pi 5 no MicroSD; por algum motivo, não consigo fazer a imagem iniciar a partir do emmc, mesmo com ela descomprimida para EMMC.